Alimentos da Primavera

Alimentos da Primavera

Alimentos da Primavera

Hoje, com a tecnologia, é possível comprar qualquer alimento durante todo o ano, devido ao aprimoramento do campo que produz em qualquer adversidade. Contudo, é importante lembrar que para isso são utilizados produtos químicos e melhoramentos genéticos. Por isso deve-se preferir os alimentos orgânicos, que são cultivados respeitando o equilíbrio ecológico, utilizando biofertilizantes e promovendo a reciclagem do solo. Além disso, são alimentos que respeitam a estação do ano. Nesse sentido, hoje vamos falar sobre os alimentos da Primavera.

Além disso, é preciso prestar atenção também na sazonalidade dos alimentos, pois assim se consegue produtos mais bonitos, saborosos. Ademais, com menor contaminação por uso de agrotóxicos (se for o de agricultura tradicional) e com valor nutricional maior. E o melhor de tudo: com preços mais em conta, visto que produtos sazonais possuem alta variação de valores entre a safra e a entressafra.

Alimentos da Primavera

Na hora de fazer a lista de compras é fundamental incluir os alimentos da época. Confira alguns dos Alimentos da Primavera e quais são os nutrientes e benefícios:

Berinjela: Possui vitamina B5 que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também podem ser encontrados sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

Abóbora: Possui vitaminas do complexo B como a niacina, que apresenta importante ação no metabolismo celular. Também são encontrados cálcio e fósforo, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

Goiaba: Rica em vitamina C que influencia no sistema imunológico. Também apresenta licopeno (auxilia na prevenção do câncer de próstata), ferro, cálcio, fósforo, potássio e em menor quantidade vitaminas A e B.

Abacaxi: Possui vitamina C, essencial para a formação do colágeno, melhora a absorção do ferro e é rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal. Além disso, contém uma substância chamada bromelina que tem capacidade anti-inflamatória e auxilia na digestão de proteínas.

Mamão: Rico em vitamina A e vitaminas do complexo B que influenciam no sistema imunológico. Os nutrientes podem variar em relação à espécie. Possui também a papaína, uma enzima encontrada na polpa que funciona como facilitadora do processo de degradação de proteínas.

Confira outros Alimentos da Primavera que estão em alta nesta época:

  • Abobrinha,
  • Acerola,
  • Alho,
  • Banana Caturra/ maça/ prata/ terra,
  • Batata doce/ salsa,
  • Beterraba,
  • Broto de Bambu,
  • Caju,
  • Cebola,
  • Cenoura,
  • Ervilha,
  • Escarola,
  • Espinafre,
  • Jabuticaba,
  • Jaca,
  • Laranja Lima/ pera,
  • Maçã,
  • Manga,
  • Melancia,
  • Melão,
  • Nespera,
  • Pepino Japonês,
  • Pêssego,
  • Pimentão Vermelho,
  • Radite,
  • Repolho roxo,
  • Rúcula,
  • Uva Rubi,

Alimentos da Primavera

Com os Alimentos da Primavera prepare-se para o verão com essa receita de suco rico em betacaroteno.

Ingredientes:

½ de maçã

¼ de beterraba

½ cenoura

Suco de uma laranja

200ml de água

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e beba antes de dormir.

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA

CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA

CRN 10.4719

 

Nos siga nas mídias sociais


Twitter


Facebook-f


Youtube


Instagram

Loja

 

Artigos relacionados