Café da Manhã

Café da Manhã

O café da manhã, ou desjejum, pode ser definido como a primeira refeição do dia, sendo consumido antes ou no início das atividades diárias, comumente antes das 10 horas, com ingestão calórica esperada entre 20 a 25% do total de energia diária.

O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia e um comportamento alimentar saudável, uma vez que após um período prolongado de jejum, tal refeição provê energia suficiente para a realização das atividades matutinas e durante o dia. Muitas pesquisas internacionais têm demonstrado a importância da prática desta refeição em relação ao aspecto cognitivo, estado nutricional e qualidade total da dieta.

O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia e um comportamento alimentar saudável, uma vez que após um período prolongado de jejum, tal refeição provê energia suficiente para a realização das atividades matutinas e durante o dia. Muitas pesquisas internacionais têm demonstrado a importância da prática desta refeição em relação ao aspecto cognitivo, estado nutricional e qualidade total da dieta.

Os resultados positivos do consumo regular do café da manhã foram observados em vários estudos. Algumas pesquisas apontam associação entre o consumo habitual de café da manhã e o melhor rendimento escolar, ou seja, a frequência e a qualidade (variedade de grupos alimentares e energia adequada) do mesmo estão associadas à melhora do desempenho na escola. Já outros estudos mostram que indivíduos que consomem café da manhã com frequência tendem a apresentar menor Índice de Massa Corporal (IMC) em relação àqueles que omitem tal refeição.

Uma das possíveis razões para esta relação inversa com o IMC é o fato de que a omissão do café da manhã pode levar a uma “superalimentação” durante o dia, ou seja, uma tendência a compensar o que não foi ingerido no café da manhã nas refeições posteriores, principalmente com alimentos de alta densidade energética.

É importante que nesta refeição sejam consumidos alimentos de alguns grupos alimentares, como cereais, frutas, leite e derivados, que, além de contribuírem para a adequação de nutrientes na dieta podem também atuar na redução de excesso de peso.

Para um café da manhã completo e de qualidade, em uma dieta de 1700Kcal, deve-se prestar atenção nos grupos alimentares que serão contemplados. Abaixo segue exemplo:

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA – CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA – CRN 10.4719

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