Ano Novo

Dicas nutricionais para o Ano Novo!

Dicas nutricionais para o Ano Novo

Final de ano é sinônimo de festas e comemorações. Os alimentos que consumimos nessas datas festivas são bem calóricos, ricos em gordura e açúcares. O consumo em excesso de calorias interfere significativamente na balança, e coloca a dieta do ano inteiro por água abaixo. Portanto, hoje vamos trazer algumas dicas nutricionais para o Ano Novo!

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Mas se exagerar, não se culpe. No dia seguinte, compense com uma alimentação mais leve, evitando a farinha branca, açúcar e frituras, e fracionando as refeições ao longo do dia. Procure desintoxicar e estimular o organismo: ingira bastante água, águas saborizadas, sucos naturais, água de coco, chá verde, chá de hibisco ou cavalinha e inclua alimentos como limão, gengibre e canela.

Lembre-se que a reeducação alimentar consiste em fazer as melhores escolhas alimentares durante todo o ano e que o momento para se por em prática é justamente nas situações em que ocorrerão várias ofertas de alimentos. Ademais, é necessário continuar com a rotina de exercícios e dieta para manter os resultados alcançados no ano que se passou. Para isso, procure sempre um profissional nutricionista para te ajudar.

Algumas Dicas de como se alimentar no Ano novo

É possível fazer escolhas conscientes e trocas saudáveis e mesmo assim aproveitar muito bem as festas de Ano Novo. Além disso, desvie o foco da comida, o mais importante é estar com as pessoas que você gosta.

  • Consuma alimentos com maior teor de fibras, pois confere saciedade evitando assim, o consumo excessivo na hora da ceia;
  • Não pule uma refeição para compensar a próxima;
  • Não vá com fome, faça um lanche saudável à tarde (frutas, iogurte com cereais integrais, vitaminas, castanhas);
  • Para evitar exageros, consuma oleaginosas e frutas secas antes da ceia;
  • Monte um prato colorido e variado para um maior aporte de nutrientes;
  • Divida o prato em duas metades: em uma metade sirva-se de salada, a outra metade divida ao meio, a primeira parte coloque o carboidrato e na segunda parte a proteína;
  • Consuma salada e vegetais à vontade;
  • Fuja dos molhos a base de creme de leite ou maionese. Escolha os que levam iogurte, azeite de oliva ou vinagrete, pois são menos gordurosos;
  • Prefira frutas frescas a frutas em caldas, pois possuem muito açucar;
  • Opte as preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Evite as frituras;
  • Para a sobremesa escolha a sua preferida, sirva-se de um pedaço pequeno e aproveite para apreciar sem culpa ou, escolha receitas como sorvetes saudáveis, ou à base de frutas;
  • Nas preparações prefira os carboidratos integrais;
  • Ao temperar a(s) carne(s) da ceia prefira os temperos naturais;
  • Abuse das frutas da estação como laranja, manga, pêssego e melancia, pois são mais baratas, saborosas e nutritivas;

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Mariane Meurer

NUTRICIONISTA – CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA – CRN 10.4719

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