Kefir

Kefir: Dúvidas e Benefícios

Kefir: dúvidas e benefícios

O Kefir nada mais é que um conjunto de micro-organismos vivos que condicionam uma cadeia de simbiose entre si e as células do organismo humano. Além disso, são aliados no combate de um número amplo de enfermidades e disfunções e um iogurte poderoso e muito benéfico a saúde. Possuem a aparência de “grãos” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada.

Kefir

Recebi os grãos de kefir e agora, o que fazer?

Se recebeu seus grãos em mãos

Geralmente uma colher de sopa de grãos, coloque-os em 1 copo (200 a 250 ml) de leite, tampe-o e deixe fermentar em temperatura ambiente por 24h. Após esse período pode coar em uma peneira, para separar o iogurte de kefir (resultado da fermentação) dos grãos. Adicione os grãos em um novo copo de leite e deixe fermentando novamente para ter mais iogurte de kefir.

Se recebeu seus grãos pelos correios

Precisa dar um tempo para que todas as bactérias e fermentos voltem a trabalhar, esse tempo pode ser de 3 a 4 dias. Neste período o leite pode talhar e ter cheiro de azedo, então, coe a cada 24h e descarte o líquido, colocando novo leite. Quando os grãos coagularem o leite e este tiver cheiro similar a iogurte pode coar para separar o iogurte de kefir (resultado da fermentação) dos grãos de Kefir, e tomar o iogurte de kefir pronto. O kefir do leite elimina a lactose e por isso pode ser consumido por intolerantes.

Se a pessoa recebeu grãos de água

Eles reativam em menor tempo, possivelmente no dia seguinte já possa coar e tomar o kefir, mas como prevenção é prudente descartar o líquido de dois dias. Portanto, deve-se colocar os grãos em um recipiente com água e alimentá-los com açúcar mascavo, esperar 24h, coar o líquido e colocar os grãos em uma nova água com açúcar. O líquido resultante pode ser tomado puro ou batido em sucos diversos.

Além disso, é aconselhável, inicialmente, começar a tomar pequena quantidade (100 ml) para acostumar o organismo e ir aumentando aos poucos, com isso evitará reações “bruscas”. Não é necessário, nem ideal, coar todo o kefir antes de adicionar leite fresco para seu próximo lote. É importante deixar algum kefir (mais ou menos 1/3) ao adicionar leite fresco, o que fará bem aos grão que se reproduzirão mais rápido e aceleram o processo de fermentação, pois reduz o pH do leite fresco (tornando-o mais ácido) , o que pode ajudar a reduzir microrganismos indesejáveis.

Kefir

Porque doar grãos de Kefir?

Um dos pontos legais do Kefir é que, para conseguir, é apenas por doação. O que ocorre é que esses micro-organismos do Kefir são benéficos ao organismo, principalmente porque fazem uma colonização do nosso intestino com bactérias do bem e promovem a saúde como um todo. Isso forma uma rede de solidariedade e compartilhamento de saúde e doação.

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA

CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA

CRN 10.4719

 

Nos siga nas mídias sociais


Twitter


Facebook-f


Youtube


Instagram

Loja

Artigos relacionados