Receita de Petisco Grão-de-Bico

Receita de Petisco Grão-de-Bico

Receita de Pestico de Grão-de-Bico: Crocante e Saboroso!

Tá sem ideia do que fazer para a mesa de petiscos para o churrasco ou jantar da família? Uma ideia super diferenciada, além de muito nutritiva e saborosa é a Receita de Petisco Grão-de-Bico. Prática e simples de fazer, é uma ótima opção para que está querendo inovar a cara da mesa de petiscos. Além disso, é super nutritivo, rico em vitaminas, minerais e fibras. Pode também, substituir salgadinhos industrializados, sendo ideal, inclusive, para aquele momento do filminho. Ficou curioso (a) para saber como fazer? Então confira receita de Petisco Grão-de-Bico!

Ingredientes:

  • 400g de grão-de-bico
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • Condimentos a gosto (orégano, lemon pepperchilli, pimenta caiena, pimenta-do-reino, alecrim, tomilho, páprica picante, alho, cebola)
  • 1 pitada de sal rosa

Modo de Preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho por 3 horas. Escorra e cozinhe na panela de pressão com água e sal, mas deixe al dente. Escorra e reserve. Unte um tabuleiro com azeite e coloque o grão de bico. Salpique os condimentos que preferir. Misture bem para envolver os grãos e leve ao forno pré-aquecido, a 230⁰C, por 45 minutos ou até que fiquem corados e crocantes. Mexa de vez em quando para os grãos dourem por igual.

Propriedades Nutricionais da Receita de Petisco Grão-de-Bico

Grão-de-bico:

O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro. Além disso, dentre as diversas leguminosas pesquisadas (feijão comum, feijão-branco, feijão-preto, ervilha, soja, lentilha e grão-de-bico) foi descoberto que o grão-de-bico possui melhor disponibilidade de ferro.

Além disso, o grão-de-bico é uma leguminosa que tem, nutricionalmente, grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências proteicas e minerais da população. Ademais, o grão-de-bico é boa fonte de minerais (P, Mg, Fe, K, Co, Mn). O consumo do grão-de-bico ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão. As sementes de grão-de-bico apresentam considerável quantidade de óleo, cujos valores variam de 3,8 a 10,2%. Seu óleo tem alto teor de ácidos graxos insaturados, particularmente linoleico e oleico. O grão-de-bico é excelente fonte de carboidratos e de proteínas, que abrangem cerca de 80% do peso total das sementes secas. Ou seja, a proteína do grão-de-bico tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas.

 

Mariane Meurer

NUTRICIONISTA – CRN 10.5317

Gabriela Dors Wilke Rocha

NUTRICIONISTA – CRN 10.4719

Outros Artigos:

Receita Ponche Funcional

Creme de Abóbora: Receita Deliciosa e Nutritiva

Artigos relacionados