Você sabe prescrever Vitamina D?

Como prescrever Vitamina D?

Uma vitamina Essencial para a Imunidade

Com o isolamento social, muito tem se falado sobre a importância de pegar sol ☀ e da vitamina D. As pessoas estão preocupadas com a imunidade e essa é uma vitamina essencial para o organismo. Porém, em muitos casos, ela precisa ser suplementada e possui algumas particularidades no momento da prescrição. Então vem a questão: como prescrever Vitamina D? Nem todo mundo sabe! Por isso, adiante falaremos exatamente disso: como prescrever vitamina D de forma correta.

Você vai identificar a deficiência dessa vitamina através de exames bioquímicos. Dessa forma, poderá  escolher a melhor maneira de corrigir essa deficiência do paciente e fazer a prescrição corretamente.

Num primeiro momento deverá identificar a diferença entre as vitaminas D2 e D3.

Quando a suplementação for semanal, a vitamina D3 é mais efetiva do que a vitamina D2. Porém quando a suplementação for diária, as duas opções são igualmente efetivas.

Além disso, é importante lembrar que a D2 é de origem vegetal, indicada para pacientes veganos 🌱, e a D3 é de origem animal.

Ademais, outro fator que gera dúvidas também, é vermos normalmente essa vitamina associada a K2.

E uma pergunta comum que eu recebo é se elas precisam sempre ser prescritas juntas 🤔!

E a resposta é:

NÃO.

Costumamos ver com a vitamina D, a K2 e o cálcio pois quem suplementa cálcio precisa associar a K2 e, para as anamneses relacionadas aos ossos, a vitamina D é super importante, mas não é necessário associar na mesma cápsula.

👉 Se o objetivo for apenas suplementar vitamina D, ela pode ser feita sozinha.

👉 Se o objetivo for suplementar cálcio, normalmente fazemos associado, mas também não é obrigatório.

E aí vem outra questão que recebo com frequência:

Qual a melhor base farmacêutica para a vitamina D 💊?

Se você preferir suplementar em gotas o veículo ideal é o óleo, ou pode optar pelas cápsulas. O que eu nunca recomendo são tabletes sublinguais.

Ah, fique atento a dose máxima, que de acordo com a última resolução de 2020, passou para 4000 UI por dia.

Eu explico tudo isso certinho no meu curso online de Prescrição de Formulações Manipuladas! Se tiver interesse em conhecer meu curso, clica abaixo.


Artigos relacionados

Respostas